10 Dicas para a melhor Golden Four da sua Vida!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

INICIE AGORA MESMO CLIQUE QUERO TREINAR COM A EQUIPE

Os apaixonados pela corrida de rua do Rio de Janeiro, e que já fazem longas distâncias, com certeza está ansioso para chegar domingo dia 6/04, dia esse da meia Maratona Ascis. Para quem nunca correu essa prova saiba que é um dos percursos mais lindos, em quase sua extensão o terreno é plano e asfaltado, tendo sua inclinação no finalzinho da prova, só faltando 3 km! Geralmente o vento está a favor. Como é uma das minhas preferidas, resolvi compartilhar com vocês 10 dicas para que ela seja a melhor prova da sua vida!

531860_574851222534702_1855473620_n

1ª Já viu como chegará ao local da largada da prova? Sei que é distante para a maioria das pessoas, portanto saia de casa mais cedo para não chegar na hora da largada, assim sua ansiedade aumentará provocando desconcentração e prejudicando sua prova.

2ª Já sabemos que estamos treinados e preparados para essa prova, portanto no dia anterior, descanse, alimente-se e se hidrate bem. Não coma nada que não tenha comido antes, nem no dia anterior e nem no dia da prova para que não tenha surpresas desagradáveis como desconforto intestinal, dores abdominais etc. Escute seu corpo e o respeite! Um bom jantar de massas a noite anterior à prova é uma boa pedida!

3ª Essa meia maratona é uma das mais rápidas pelo seu percurso quase todo plano. Mas não “largue o aço” no inicio. Mantenha seu ritmo, você verá muitos já exaustos depois dos 10 km!

4º É uma das provas com o melhor esquema de hidratação que já corri. A cada 3 km, agua e repositor energético a nossa disposição, portanto, não se preocupe em carregar garrafinhas de agua na cintura ou nas mãos que podem pesar e comprometer seu rendimento.

5ª Visualize a prova com você mesmo correndo. Veja fotos do local, se puder faça o percurso de carro antes, caso não conheça o trajeto. Você irá se encantar. Esteja focado, principalmente na sua respiração.

6ª A altimetria dessa prova e o seu diferencial.  Há uma subida no viaduto nos 17 km e dentro do primeiro túnel. Para subir, projete o tronco e cabeça ligeiramente voltados para frente, e tracione com a parte anterior dos pés.  Após o primeiro túnel, pegaremos o viaduto do Joá que é cheio de curvas. Busque as tangências. Para quem correu as ultimas edições, vai encontrar os tuneis iluminados e o asfalto liso!

7ª Caso esteja acostumado, use géis de carboidrato. Ele fornece energia ao musculo e glicose para manutenção da glicemia. Eu costumo utilizar em meias maratonas nos 6 km, 12 km e 18 km.  Existe indicação também para o uso antes de iniciar a prova e a cada meia hora. Vale o que for melhor e de acordo com sua necessidade!

8ª Nós perdemos uma grande quantidade de sódio pela sudorese, e o excesso de reposição de agua por conta do calor, faz com que a concentração de sódio caia ainda mais pela diluição de agua ingerido. Nesse caso, o uso de pastilhas, comprimidos e saches se faz recomendável. Converse com seu nutricionista e evite chegar como a lendária Gabrielle Andesen nas Olimpíadas de Los Angeles. No final da Maratona ela apresentou um quadro de complicações, com evidentes distúrbios neurológicos e alteração da coordenação motora, que mostravam sinais típicos de falta reposição de sódio e potássio no organismo.

9º Apesar de estarmos no Outono, os dias estão quentes. A largada dessa prova será as 7:00. Se proteja com protetor solar, viseira ou boné, pois corremos praticamente a prova toda contra do sol.

10ª Faça sua prova por tempo, por amor ou para se divertir!

Boa prova a todos!

Nós veremos nas provas do Mundo!

Profª Luciene Cury

CREF: 032263-G/RJ

Sócia e treinadora da Equipe OTREINO

Membro fundador da AATRIO (Associação das Equipes de Águas Abertas e Triathlon do  Rio de Janeiro)

Filiada a ATC (Associação dos Treinadores de Corrida)
INICIE AGORA MESMO CLIQUE QUERO TREINAR COM A EQUIPE

Comente abaixo, compartilhe sua opinião conosco!

Comentários

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *