Apneia é Necessidade Para Praticantes de Esportes Aquáticos

Tempo de leitura: 5 minutos

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

INICIE AGORA MESMO CLIQUE QUERO TREINAR COM A EQUIPE

A prática pode melhorar a confiança, a segurança e a performance do atleta

É muito comum leigos verem os mergulhos em apneia como algo de outro mundo. Entretanto a apneia está bem mais próxima de nossas necessidades do que imaginamos. Principalmente para aqueles que praticam esportes aquáticos (não somente subaquáticos), afinal, basta estar na superfície da água para a qualquer momento estar sujeito a imergir. E ai estamos falando de um outro mundo.

A apneia ajuda no desempenho de surfistas, canoístas, nadadores e pescadores sub/Foto: Tiago J Silva/André Lara
A apneia ajuda no desempenho de surfistas, canoístas, nadadores e pescadores sub/Foto: Tiago J Silva/André Lara

 

Através do domínio da apneia os praticantes de atividades aquáticas e subaquáticas como iniciantes, praticantes do snorkel, surfistas, canoístas, pescadores sub, mergulhadores autônomos (scuba), nadadores de travessias, etc, atingem um nível maior de confiança, segurança em suas atividades, que se traduzirá em “performance”! Aqueles que dependem de uma manobra radical, a farão com muito maior tranquilidade, dominando a técnica. Aqueles que dependem do equipamento scuba para mergulhar, também se sentem bem mais seguros pois passam a ter no próprio corpo a maior segurança, inclusive auxiliando em casos de emergência, com uma subida, ou pane no equipamento.

Certa vez, realizei um curso em parceria com atleta top do caiaque, onde o foco era o de fazer com que os atletas conseguissem fazer a manobra do “rolamento” corretamente. No dia do evento sugeri que antes da etapa do rolamento em si, faríamos a teoria e prática da apneia. O resultado foi surpreendente. A maioria pode aprender o rolamento sem tensão, sem pressa, sem qualquer stress por ficar de cabeça para baixo e fazer a manobra para desvirar o caiaque.

No surf, nem sempre são somente as ondas grandes responsáveis por apuros debaixo da água. Ondas menores mas violentas ou um fundo diferente também podem provocar alguns segundos a mais submerso, momentos onde a apneia e a tranquilidade farão a diferença entre ter um situação sobre controle ou cair no desespero e praticamente antecipar um desastre. Outras surpresas aparecem em esportes em que o praticante jamais pensou em precisar da apneia, como num cannyoning, rafting ou SUP. Para todas estas pessoas a apneia é essencial.

Treinamento permite a melhoria do sistema de captação de oxigênio/Foto: Tiago J Silva/André LaraTreinamento permite a melhoria do sistema de captação de oxigênio/Foto: Tiago J Silva/André Lara

 

Foi por isto que criei um curso específico, o Apneia Total Survivor (Sobrevivente) exatamente para aqueles que querem encarar o mundo debaixo da água, de forma segura e sem sustos.
Após algumas horas de curso e práticas ventilatórias, pode-se perceber uma maior tranquilidade, alguns alunos relatam até mesmo que, durante a noite, tiveram um sono muito melhor, ou seja, a prática de uma ventilação correta trará benefícios para o seu esporte mas também para sua qualidade de vida fora da água.

O treinamento permite a melhoria do sistema de captação de oxigênio e também de utilização da energia anaeróbica pelo organismo, além da adaptação à duas situações que alteram completamente o funcionamento do sistema nervoso respiratório, que são a hipercapnia (alta taxa de dióxido de carbono) e hipoxemia (baixa taxa de oxigênio).

Mas outros treinamento paralelos trarão grandes benefícios. Muita gente ignora o fato de que, para uma boa apneia é necessário, antes de tudo, uma boa ventilação. É isto que costumo também enfatizar.

O treinamento em apneia, feito de forma correta, aliado ao trabalho de ventilação e elasticidade, será essencial, entretanto somente a apneia não salva. Outros fatores influenciarão, tais como:
· a tática no esporte a ser praticado
· a técnica aplicada, (ex.: drope na onda, timin, velocidade, etc)
· o treinamento geral do atleta,
· o seu equipamento,
· a sua alimentação e até mesmo os equipamentos e sistemas de resgate.

Agora o lado bom da história. Se você treinou e ficou atento a todos os fatores acima, saiba que seu corpo sempre irá te ajudar na água!

No momento de perigo na água o corpo humano tem uma autodefesa que é acionada, um último recurso de proteção é desencadeado. Quando estamos em baixo da água, numa situação de hipoxemia (diminuição de oxigênio no sangue), teremos um mecanismo de chamado de bloqueio de glote. Instintivamente e involuntariamente, a epiglote, uma espécie de válvula, bloqueia a passagem em direção a traqueia, evitando que a água chegue aos pulmões, ou seja, ao afogamento.

O assustador desmaio acontece também como uma forma de defesa do corpo. Conhecido também como “apagamento”, é um momento como se o corpo ficasse em stand by, no modo mais econômico possível. Tudo isso para garantir oxigênio para órgãos vitais.

Quem estiver treinado, terá este ponto de apagamento postergado, ou seja, maior tempo sem riscos graves gerados pela hipoxemia. Atividades aquáticas envolvem situação diversa do mergulhador em apneia, devendo ser considerado o impacto na água (tombo), o impacto da onda e/ou do fundo, a sequência de ondas, correntes, a visibilidade, a temperatura da água, que poderão acarretar numa dificuldade ventilatória e reduzir o seu tempo de apneia ou “de vida” debaixo da água. Nos meus cursos buscamos aprimorar diversas situações de apneia específicas para estes desportistas.

Segue depoimento de meu ex aluno e atleta big rider Rodrigo Koxa:

“Obrigado o suporte Karol, seu curso me ofereceu mais confiança e conhecimento para eu superar meus desafios nas ONDAS GIGANTES. Depois que fiz o curso contigo, no final do ano passado, pude bater meu próprio recorde da maior onda surfada na América do Sul… Agora estou disputando outro recorde, que é o da maior onda surfada no mundo. Agradeço muito suas dicas para que desta forma eu caia na água de maneira mais confiante, com o devido conhecimento da técnica necessária durante a apneia, e assim poder sempre voltar para casa. Agora também ficou mais seguro treinar e praticar o mergulho livre. Salve o oceano e esse contato maravilhoso que o mar nos oferece.” RK

A apneia só trará benefícios e segurança ao seu esporte favorito.

Página Oficial Karol Meyer.

http://www.karolmeyer.com/

Comente abaixo, compartilhe sua opinião conosco!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *