Dicas para planejar suas provas e competições

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

INICIE AGORA MESMO CLIQUE QUERO TREINAR COM A EQUIPE

http://oglobo.globo.com/blogs/pulso/posts/2011/12/29/dicas-para-planejar-as-competicoes-de-2012-423932.asp

 

planejamento competicoes“Antes de falarmos das dicas é importante pensar no termo planejar. Todo final de período estamos planejando algo, como por exemplo, planejamos aquela dieta para segunda-feira e quando está terminando o ano planejamos nossas metas para o ano que está chegando. Enfim, sem planejamento não caminhamos, uma empresa sem planejamento não cresce.

Os atletas amadores, por muitas vezes, sofrem com a falta de planejamento. Fazem seus treinos sem orientações e, na hora de escolher as provas, ficam desatentos nos intervalos de uma prova para outra e na escolha dos quilometros que irá percorrer. Outro agravante é que os atletas por muitas vezes não sabem medir automaticamente a distância percorrida nos treinos, dificultando todo o foco das provas.

Portanto, antes de pensarmos em calendário, vamos pensar em planejar!

O que orientamos aos nossos atletas, primeiro, é que eles identifiquem seu objetivo. Sendo esclarecido, vamos escolher uma prova, avaliarmos sua saúde, para depois planejarmos seu treinamento e, a partir disso, o calendário anual.

É importante que o atleta escolha, junto com seu treinador, uma prova de distância satisfatória, de acordo com seu rendimento, e de grande desafio. Nas corridas, a prova de 5 km é a mais procurada.

O atleta amador tem que ficar atento aos feriados, pois temos a tendência de relaxar o treinamento por conta disso. Em 2012, o carnaval cairá em 21 de fevereiro, ou seja, quase no final do mês, e muitos estarão no final das férias.

Um treinamento eficaz é aquele que não tem uma intensidade agressiva ao organismo e muitos atletas amadores, principalmente os que não possuem uma orientação, acabam não conseguindo atingir seus objetivos por conta de lesões, contusões e dores musculares prejudicando todo o planejamento.

Chegando ao meio do ano, começam as provas com grandes desafios, por conta do clima mais ameno aqui no Brasil. Provas desafiadoras no mar e de maiores distâncias nas corridas são as que mais atraem os altetas nessa época.

Vale lembrar que o treinamento é a principal ferramenta para o atleta conseguir terminar qualquer prova, íntegro, sem lesões e sem dores. Seis meses de treinamento é um prazo que um atleta amador pode atingir seu desempenho desejado em uma prova que esteja adequada as suas possibilidades. Basta ver quais as competições principais e avaliar quanto tempo terá até a próxima prova.

Na realidade, não temos uma receita de bolo para se concretizar um calendário anual. O que podemos indicar é um treinamento que fortaleça sua musculatura, tanto a cardíaca quanto a esquelética, melhorando o seu sistema ventilatório, promovendo a resistência geral do organismo, pois, sem essas possibilidades, não adianta pensar em 2012 com bons resultados.

Esperamos encontrar vocês nos pódios do mundo em 2012!!”

Mario Jorge Hilarino e Luciene Cury são treinadores da assesoria esportiva OTREINO

INICIE AGORA MESMO CLIQUE QUERO TREINAR COM A EQUIPE

Comente abaixo, compartilhe sua opinião conosco!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *