MARATONA! Dicas para Maratona da Caixa e outros 42Km!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

4 Flares Filament.io 4 Flares ×

INICIE AGORA MESMO CLIQUE QUERO TREINAR COM A EQUIPE

Para quem se inscreveu na Maratona da Caixa no Rio de Janeiro no próximo dia 27/07, tenho certeza que a ansiedade está tomando conta! Tenho feito meus treinos longos nos fins de semana e tenho encontrado uma legião de corredores fazendo seus longões! A hora é essa!! Temos que encaixar os treinos, checar o que iremos usar, testar géis, tenis etc. Isso faz muita diferença.

Essa vai ser a minha primeira Maratona! Já corri várias Meias Maratonas, inclusive uma Cross Country. Tenho treinado alunos para realizar essa prova! Tenho orgulho de dizer que os alunos que treinei, sempre terminaram e poderam continuar sua vida cotidiana depois da prova! Isso é Qualidade de Vida, o que eu prezo em um treinamento em primeiro lugar! Esse ano estou com alunos que farão seus primeiros 42 kms junto comigo e estou muito feliz!! Tenho certeza que completarão com louvor!

10667_617354304951060_197482861_n

Apesar de nunca ter corrido uma Maratona, já percorri o caminho da Maratona da Caixa em duas Meias Maratonas e ví que isso, para o psicológico funciona muito bem! Conheço o trajeto, seus aclives e declives, tangência,  a vista que é incomprovável.

Resolvi então escrever umas dicas para quem vai correr essa prova mas que pode ser aproveitada em outras provas de longas distâncias também!

Não ficarei focada ao lado fisiológico do treinamento! Isso poderá ser encontrado em diversos artigos na Internet. Resolvi fazer diferente! Pedi dicas de alguns amigos e alunos meus que já fizeram uma Maratona. Dicas pessoais que podem ser de grande valia para você também! Vivendo e aprendendo sempre!!!

Conversando com Thomas Lucke, professor de Educação Física, com algumas Maratonas  e Iron Man realizados nos contou que é bom prestar atenção na hidratação e não sair da dieta!

Não invente nada de diferente em questão de alimentação para não ter surpresas! Pegue água em todos os postos mas até o km 10 somente molhe a boca e jogue fora. Expire antes de beber agua para evitar engasgar. Evite beber muita agua! Já falei sobre a hiponatremia no post “10 Dicas para Melhor Golden Four da Sua Vida”.

Outra coisa que o professor me contou é lembrar que a prova tem 42.19 m, portanto, foque 1 km por vez, não foque muito lá na frente e sim no mais palpável, o próximo!

Gilberto Marques, alteta que já realizou Maratonas, Meio Iron, Iron Man, conversou bastante comigo e me deu dicas principalmente para essa maratona que se aproxima.

Ele me alertou sobre pesquisar as condições climáticas para o dia da prova, para auxiliar na decisão de que roupa irá usar.

Tomar cuidado na hora de se hidratar para evitar cair liquido no tênis. Correr com o tênis encharcado é bolha na certa! Mas se estiver chovendo não tem jeito!

Mantenha o ritmo, esqueça os outros, a prova é sua!

As dores com certeza virão, até para os corredores de ponta, saiba identifica-las e administra-las

Gilberto também me orientou que se colocar na cabeça que o Km tal ( geralmente o 35),vai sentir mal ou quebrar, vai acabar acontecendo! Mantenha o foco e deixa isso pra lá!

A Maratona da Caixa, o percurso é praticamente a beira do mar!! Tendo sol ou não o uso de protetor solar, boné e óculos escuros são indispensáveis! Lembrando que com um dia de sol vamos “fritando” do Recreio ao Aterro do Flamengo. Água na nuca e não na cabeça para refrescar!!

Preste atenção nas tangências principalmente no Viaduto do Jóa e na Avenida Niemeyer. Apesar da organização da prova fazer a medição e aferição da distância, não custa nada ficar atento a metragem extra.

Gonçalo Mexia, nosso aluno me deu uma dica que ainda não testei. Correr com um canudinho! Isso mesmo!! Já pensei que o melhor seria aqueles que são flexíveis. Ao pegar o copo de água que vem fechado ou o isotônico que tem a boca larga, para evitar o dispendio de energia ou quebra de ritmo para se hidratar, use o canudinho!! Perfeito!!

O tênis que irá fazer a prova a essa a hora já deve estar testado, e aprovado, mas fique atento! Ao calçar o tênis, jogue o calcanhar pra trás e amarre os cadarços. Deve existir uma folga entre a parte anterior e seus dedos e o tênis. Existe o último buraquinho para amarrar que muitos não usam! Ele é importante para segurar o tênis próximo a parte anterior da tíbia ou o “osso da canela”. Assim evitaremos o atrito das pontas dos dedos dos pés no tênis, causando desconforto na corrida.

Mario Jorge Hilarino, técnico de triathlon alertou para os homens usarem micropore nos mamilos para evitar o atrito e sangramento caso a blusa que irá correr não seja de um tecido tecnológico. Meias finas e vaselina entre os dedos do pés. Cuidado para não passar muito e o pé ficar “sambando” no tênis.

A vaselina deve ser usada nas partes de atrito como coxas, virilha, braços.

As mulheres devem usar um top resistente para evitar muito impacto dos seios! Vaselina também é bem vinda nas alças e abaixo dos seios aonde acontece maior atrito.

Procure orientação de um nutricionista para saber como proceder na semana que antecede a prova. Maior ingestão de carboidratos e hidratação com água de coco ou soro fisiológico. Se informe com um nutricionista, especializado em nutrição esportiva!

Ao chegar, mesmo com toda euforia, não pare de vez!! Continue trotando e diminua lentamente! Você já chegou e agora é pegar sua medalha e partir para o abraço!

Se gostaram e foi útil, compartilhem! De sua opinião.  Ao compartilhar, cite a fonte e o autor! Plágio é crime!

INICIE AGORA MESMO CLIQUE QUERO TREINAR COM A EQUIPE

Profª Luciene Cury

CREF: 032263-G/RJ

Sócia e Treinadora da Equipe OTREINO

Filiada a ATC (Associação dos Técnicos de Corrida)

Membro fundadora da AATRIO (Associação das Equipes de Águas Abertas e Triathlon do Estado do Rio de Janeiro)

 

 

 

Comente abaixo, compartilhe sua opinião conosco!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *