Planejando Provas e Competições

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Todo final de ano sou questionada se já fechei o calendário das provas e competições. E isso não é tão simples assim! Temos que começar com um planejamento, e principalmente se você trabalha com vários desportos, como é o caso de algumas assessorias esportivas que treinam alunos para corridas, ciclismo, natação e outras modalidades. Imaginem montar um calendário com tantas modalidades diversificadas?

Inicio de uma Meia Maratona. Prova que deve ser planejada com antecedência
Inicio de uma Meia Maratona. Prova que deve ser planejada com antecedência
Todos nós começamos o ano com aquelas promessas de eliminar os quilinhos indesejáveis, perder aquela barriguinha que teima em incomodar, baixar os níveis de colesterol, conseguir completar aqueles cinco quilômetros da sua primeira corrida e quem sabe a tão sonhada maratona! Sem planejamento nada disso acontece e nem temos como começar! Não somos diferentes de uma empresa que sem um planejamento anual não há crescimento.
Executar os treinos com orientação de profissionais é o primeiro passo para conseguir os objetivos. Orientar seu atleta, principalmente se ele for iniciante e identificar seu objetivo, é fundamental para o progresso do treinamento. Podemos fracionar os objetivos, orientar o tipo de prova que irá fazer, distâncias a serem percorridas e a quantidade de competições que irá participar. Claro que isso dependerá do nível de condicionamento do atleta. O correto e fazermos isso juntamente com o aluno, ouvir sua opinião também é importante!
Temos que ficar atentos às datas de feriados também. No Brasil existe um feriado atrás do outro, o que pode comprometer os objetivos do atleta e fazer com que ele relaxe nos seus treinos, dificultando seu rendimento nas competições.
No início do ano, com o verão no Brasil, o treinamento eficiente é aquele menos agressivo ao organismo, pois a temperatura nessa época é elevadíssima, e o iniciante que não possui uma orientação pode se prejudicar e se lesionar logo no início dos treinos.
Nas provas de corrida, as mais procuradas pelos atletas amadores são as provas de 5km, na natação as de 1000 metros e nas etapas de Triatlhons, as modalidades de menores distâncias, chamadas de “shorts”.
Quando chegamos ao meio do ano e o clima fica mais ameno, começam as provas mais desafiadoras e de grandes distâncias como as travessias aquáticas que chegam a 4 kms, as maratonas e as meias maratonas e isso atrai atletas de todas as categorias.
O treinamento é a principal via para a conclusão de uma prova com integridade física e sem lesões, nas provas adequadas às condições do praticante.
Certamente dar dicas de como realizar um calendário anual é muito complexo, mas podemos indicar o treinamento que melhore suas condições músculo -esqueléticas, condições cardiovasculares, força e flexibilidade, para que realize com eficiência as provas escolhidas durante o ano.
Boas provas e excelentes treinos!!!!
Luciene Cury.

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