Planilhas de Treinamento – A Maneira Correta de Planejar o Seu Exercício

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“A planificação do treinamento desportivo é antes de tudo o resultado do pensamento do treinador”
Forteza.A
É baseada nessa afirmativa que iremos conversar sobre Planilhas de Treinamento.
Os objetivos gerais de uma planilha de treinamento são:
– orientar seu atleta para execução de um treino mais eficaz;
– organizar o tempo disponível para o treino;
– quantificar o trabalho a ser executado.
Quando um atleta solicita e começa a seguir uma planilha de treinamento, partimos da premissa que ele acredita e confia no nosso trabalho e de longe, ela deverá ser preparada na base do improviso e sim, estruturada de forma organizacional e baseada em conhecimentos científicos. Elas têm que suprir as necessidades específicas de cada atleta e devem estar embasadas no condicionamento e objetivos de cada um que podem variar da melhora na saúde, emagrecimento, ganho de massa muscular, socialização e lazer até o treinamento físico específico para provas.
As planilhas devem obedecer uma estrutura básica para que sejam atendidas as necessidades e disponibilidades de horários para a execução do treinamento.
É uma forma planejada de treinar. Por elas, escolhem-se os meios para atingir um fim e devem ser ajustadas de acordo com o objetivo do aluno, controlando as distâncias, os ritmos, a duração do treino e as frequências semanais.
Os treinadores devem estar atentos para execução das planilhas e analisar os fatores intrínsecos, ou seja, os que se relacionam com os alunos, como por exemplo, o biótipo do atleta, presença de lesões, alterações corporais, as capacidades físicas desenvolvidas. Os fatores extrínsecos não menos importantes também precisam de atenção, como os que estão relacionados com a modalidade que o aluno pratica, tipo de esporte, material que é utilizado etc.
A maneira geralmente concentrada da preparação de uma planilha para os atletas é a organização desse treinamento por períodos e etapas. Periodizar o treinamento é umas das formas mais importantes para o planejamento do mesmo, sendo que a periodização e planificação são conceitos diferentes. A periodização é a estruturação do tempo e a planificação é a integração do processo para obtenção do rendimento. Seguimos a periodização para um treino mais eficiente e como objetivo final de aperfeiçoar o treino.
Seria adequado o treinador dividir o treinamento em ciclos como os microciclos, que são tarefas semanais, os mesociclos, mensais ou bimensais e os macrociclos, que constituem uma visão mais ampla, para poder tirar o máximo de desempenho do atleta e minimizar os efeitos de um possível overtraning. Tudo vai depender como citei antes, do objetivo do atleta, da competição ou prova que ele irá executar ou do seu condicionamento.
Para um bom resultado,seguir uma planilha de treinamento é o mais indicado!
Para um bom resultado,seguir uma planilha de treinamento é o mais indicado!
Vale lembrar aos nossos atletas que a planilha não pode ficar apenas no papel, não pode ser um trabalho apenas teórico e sem a intenção de ser executado. Ela deve fazer parte do seu planejamento esportivo para que seja útil.
O treinamento em si não significa êxitos, ele tem que ser acompanhado de uma alimentação adequada, exames clínicos e descanso. Para atletas profissionais, deve-se acrescentar a análise de provas e das competições.
Profª Luciene Cury
CREF: 032263-G/RJ
Sócia e Treinadora da Equipe OTREINO
Membro fundador da AATRIO (Associação das Equipes de Águas Abertas e Triathlon do  Rio de Janeiro)
Filiada a ATC (Associação dos Treinadores de Corrida)

 

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