Quer treinar pouco, conseguir emagrecer rápido, melhorar seu pace e sua força? Sim é possível a todos…

Tempo de leitura: 8 minutos

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Ontem eu fiz um post com uma foto(PERFIL PESSOAL E OTREINO), onde a tela do meu garmin mostrava que eu precisaria de 42 horas para me recuperar de um treinamento que fiz ontem, e ai resolvi postar e instigar a  imaginação dos meus atletas, amigos, leitores,  até para fazer uma pesquisa de quanto tempo eu treinei para que meu organismo precisasse de 42 horas para recuperar e estar preparado para outro treinamento, pasmem :O cada um achava que seria preciso de 10′ a até alguns dias de treinamento, quando na verdade treinei apenas 4 minutos bem treinados com método correto e intensidades perfeitas, se quer saber mais acompanhe o artigo 😀 Corredores, nadadores, triatletas, ciclistas e remadores prestem atenção!!

Juro que fiquei espantado com os comentários mesmo de leigos a respeito do assunto, e não se espante ao ler aqui que é possível emagrecer de 9 a 15kg em 8 semanas de treino ou menos tempo treinando apenas poucos minutos por dia, :O isso mesmo, assustador né?

Já sei que você deve estar ai me achando louco, lunático, bitolado, sonhador entre outros adjetivos, antes que me esqueça deixe agradecer, 😀 MUITO OBRIGADO!!

Adoro quando sou elogiado assim! Alguns anos atrás também fui chamado de louco por decidir realizar OTREINO de natação da Lua cheia veja aqui, alguns artigos mostrando o que outros profissionais faziam errado e porque você não tinha resultados etc etc etc.

Minha preocupação é com o resultado, sem fingimento sem enrolação, sem mimimi !

A verdade, todo conhecimento e ciência estão aí para quem quiser estudar a fundo, se dedicar, e aplicar, mas isso dá trabalho, então muita gente prefere fazer o mais ou menos a fazer o certo.

Resolvi escrever este artigo pela grande demanda de gente me contatando pois estavam procurando treinamento de natação no mar,  corrida, Triathlon para emagrecer, mas cansei de explicar que procurar estes esportes para emagrecer deveria ser a ultima alternativa, pois deveriam ser esportes para os levarem além, a curtirem a natureza a integração com outras pessoas, atletas e para praticar um destes esportes precisa de um tempo mínimo de dedicação, justamente o que a maioria das pessoas não tem ou não está disposta a se dedicar.

Então vamos a solução, APENAS 4 minutos diários de exercícios é possível mudar se você está insatisfeito com seu peso, sua beleza, auto estima, condicionamento físico, disposição precisa mudar, mas como mudar se não você tem muito tempo para treinar, não gosta de ficar por horas numa academia, não tem dinheiro para pagar um treinador ou personal trainer?

O treinamento de alta intensidade pode ser a solução, mas peraí, vamos com calma, pode resolver mas pode ser perigoso,  vou explicar aqui.

Existe o HIIT High Intensity Interval Training, é um método muito antigo e ao mesmo tempo entrou na moda atualmente há 5 anos atrás aproximadamente.

O treinamento intervalado foi criado na Finlândia, onde o grande destaque foi o ícone Paavo Nurmi, em 1939,  Wondemar Gerscheler e Rudolf Harbig deram uma grande melhorada no método finlandês e o Fartlek, mas as verdadeiras bases cientificas só vieram após a a 2° guerra mundial, onde o Alemão Gerschler obteve com  Harbig utilizando cargas intervaladas foram os recordes mundiais de 400 e 800 metros rasos.

Zatopek, a “ Locomotiva Humana”, que posteriormente também assombrou o mundo com suas performances utilizou um sistema de treinamento intervalado, um pouco diferente e com maior intensidade para as corridas de fundo e maratona, chegou a realizar treinos de 60 x 400 metros em uma único dia de treino e estabeleceu novos recordes para os 5.000 e 10.000 metros e maratona.
Assustador né?

MÉTODOS DE HIIT High Intensity Interval Training

Mas Mario, você disse que você treinou apenas 4 minutos e seu corpo precisará de 42 horas para recuperar,  existe apenas um método?

Não, existem na verdade diversos métodos e pesquisas nesta área, mas gostaria de citar um aqui especificamente, o “Tabata”, que faz referência ao pesquisador japonês Izumi Tabata que publicou em 1996 na revista Medicine Science Sports Exercise , o pesquisador Tabata relatou que a idéia foi originalmente de um pesquisador chamado Koichi Irisawa, que já aplicava este método na equipe olímpica de patinação de velocidade do Japão.

QUAIS O BENEFÍCIOS DESTE E DE OUTROS MÉTODOS HIIT?

Basicamente por a ALTA intensidade proporciona muito MAIOR GASTO CALÓRICO após o término do que os de menor intensidade além do grande “dano” ao organismo em tão pouco tempo, sendo assim seu organismo precisará gastar mais muito mais energia para recuperar os “danos” causados pelo exercício HIIT, com isso você mantém o peso, emagrece, mantém ou aumenta a massa magra, aumenta  força resistência, potência além  de outros benefícios, além de se manter magro treinando muito menos tempo.

Diferente dos exercícios de baixa intensidade e longa duração onde a recuperação do organismo é muito mais rápida 🙁
Obs:. Lembrando que emagrecer = queimar gordura, ganho de peso pode significar ganho de massa muscular e massa óssea, cuidado para não confundir preste atenção à outros sinais que não sejam a balança, roupas que não cabiam e voltaram a caber, maior disposição, melhor sono…

Num exercício o metabolismo permanece elevado mesmo após o término da atividade, esse fenômeno foi denominado como débito de oxigênio, sendo atualmente denominado Consumo Excessivo de Oxigênio do Pós-exercício (EPOC).

O retorno da taxa metabólica de volta ao nível pré-exercício pode exigir vários minutos após um exercício leve como a caminhada, corrida, natação, ciclismo ou outro de longa duração; já no HIIT o metabolismo necessita de VÁRIAS HORAS OU DIAS APÓS EXERCÍCIOS DE ALTA INTENSIDADE estudos mostram que alguns exercícios necessitam de até mais de 50 horas de recuperação do organismo.

O chamado equilíbrio energético pós-exercício ocorre por causa dos esforços físicos necessitarem de respostas metabólicas que venham a mobilizar os substratos energéticos necessários à produção de ATP( Adenosina Triphosfato) que é a energia necessária para nos movermos e vivermos, a grande sacada é que muitas vezes essa exigência de recuperação do organismo pode alcançar valores 15 a 18 vezes maiores do que os índices de repouso.

E como eu aplico o método TABATA ?

De uma forma simplificada e APLICÁVEL no seu dia a dia, o método Tabata pode ser aplicado inicialmente com 1série de 7 a 8 repetições de 20″ de estimulo EXTREMAMENTE FORTE X  10″ intervalo passivo ou ativo.

Ou seja 1 série de 8 rep [ 20″ x 10″]

Podendo ser realizadas 3 ou 4 x desde que a pessoa esteja treinada e dê um intervalo entre as séries de 2′ passivo para total recuperação.

Observação muito importante
, deve ser realizado um aquecimento por cerca de 8 a 10 minutos antes da série principal iniciar.

PERIGO! O método foi testado em atletas, e sua carga deveria ser aplicada numa intensidade de 170% do consumo máximo de oxigênio!!

Imagine uma escala de esforço entre 1 e 10, sendo 1 super traquilo e fácil de executar determinada tarefa, e 10 sendo quase impossível relizar esta mesma tarefa, sera o seu máximo!
No método TABATA os intervalos de 20″ seriam realizados numa escala de 17
Por isso cuidado ao executar! Comece aos poucos e vá evoluindo

Somando o tempo total de treino, totaliza cerca de 4 MINUTOS DE EXERCÍCIO tiros e intervalos, TORNANDO-O famoso, treino curto e extremamente eficiente.

O que mais de importante tem no método ?

Nos resultados do estudo, Tabata demonstrou que quando o treino de 8 séries foi aplicado em 6 semanas, 4 x por semana, os indivíduos do estudo aumentaram em 28% a capacidade anaeróbia e um aumento de 15% no consumo máximo de oxigênio.

O grupo que realizou apenas treino longo contínuo de intensidade moderada com duração de uma hora, 5 x por semana, o consumo máximo de oxigênio aumentou apenas 10% e não teve alteração significativa sobre a capacidade anaeróbica.

O HIIT neste e em outros estudos independente do método comprovou excelentes resultados na melhora do condicionamento físico, emagrecimento e melhora da performance esportiva comparado ao contínuo de longa duração realizado em moderada intensidade.

É isso, gostou clica em compartilhar nos botões aqui acima, deixe seu comentário sobre o conteúdo e sobre seus resultados! Isso me ajuda muito a compor novos artigos!

Tem alguém que precisa deste post? Compartilhe, ajude seus amigos a melhorar  a saúde e performance!

Participe!

-> Quer treinar conosco? Clique aqui
>Quer conhecer nosso Programa de Emagrecimento Rápido?

 

Comente abaixo, compartilhe sua opinião conosco!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *