REI E RAINHA ATENÇÃO 10 SUPER DICAS SIMPLES PRA UMA PROVA ESPETACULAR

Tempo de leitura: 7 minutos

3 Flares Filament.io 3 Flares ×

INICIE AGORA MESMO CLIQUE QUERO TREINAR COM A EQUIPE

bg2000Pessoal vou dar dicas simples e diretas pra quem quer uma prova espetacular amanhã no Rei e Rainha do mar!

Tenho algumas informações MUITO RELEVANTES.

Não vou me alongar muito me apresentando nem apresentando a equipe aqui não, pra quem não conhece sou o Prof. Mario Jorge Hilarino, desde 2002 desenvolvo o trabalho de Coaching fundei a www.supremocoaching.com.br em 2009 Fundei a equipe OTREINO em pouco tempo nos tornamos a maior equipe de águas abertas do Brasil, em 4 anos partimos do desconhecido para nos tornarmos campeões do campeonato estadual de triathlon do Rio de Janeiro.

Temos várias conquistas em provas de natação no mar ou natação em águas abertas em maratonas aquáticas, como Rei e Rainha do mar, Travessia dos Fortes e tantas outras, no quesito maior número de inscritos e no quesito 100% de aproveitamento nos tornamos somos imbatíveis até hoje véspera da prova, deixa eu explicar rapidinho, acho que depois de ler isso você vai prestar mais atenção ainda às minhas dicas.

Quando disse no quesito 100% de aproveitamento o que acontece é o seguinte, em provas de natação no mar nesses quase 6 anos nunca tivemos uma desistência de nenhum atleta por medo, trauma ou pânico no mar  ou por falta de condicionamento físico para completar a prova de natação, e já pegamos mar de todas as formas, temperaturas e tamanhos, desde um mar liso até um revolto, com vento mega gelado, isso é um fato, e uma cultura que cultivamos sempre e espero que amanhã continue assim, pra você ter uma idéia já se foram mais de 4500 participações em provs sem nenhuma desistência :D.

Acabei de saber agora às 18h que no meio Ironman de FOZ de Iguaçu todos nossos atletas e ex-atletas completaram muito bem a prova, mais um pontooooo pro timeeeee  UHU.
Quando disse quesito equipe com maior número de inscritos em nas provas é que em provas como travessia dos fortes que a inscrição é disputadíssima e “impossível” conseguir inscrever por grupos(todos de uma vez)nossa equipe foi a única que em um ano inscreveu 70 atletas e no ano seguinte 120 atletas nesta tão disputada prova, em provas como Rei e Rainha do Mar que sempre participamos desde o início escrevemos uma média entre 150 e 180 atletas, já tivemos momentos de escrever menos ou até mais que isso, mas sempre fomos a maior equipe e sempre sendo a maior equipe e sempre com 100% de aproveitamento.

Pra que você entenda o tamanho desses dados de nossa equipe e o que isso representa, compare com provas de corrida de Rua, uma assessoria de corrida de Rua grande consegue inscrever cerca de 300 a 400 atletas em uma prova de 10000 participantes isso representa apenas 0,03% de toda a prova, e numa corrida de rua é simples, se você passar mal ou cansar você para e senta no meio fio da rua.

Numa prova de natação no mar muito cheia o limite chega à 2000 / 2500 participantes e nós inscrevemos em média entre  150 – 180 atletas ou seja próximo aos 10% da prova são de atLetas OTREINO, e O MAIS IMPORTANTE sem nenhuma desistência até hoje!

Vamos às DICAS!!
1 –  Amanhã é dia de Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, seu acesso ao Local do Rei e Rainha do Mar será mais dífícil, além disso o sentido da orla é invertida aos domingos, quem vem da Barra, e passar por São Conrado terá dificuldades, então saia mais cedo para poder estacionar, eu sugiro metrô, Taxi ou carona solidária dos amigos, acredite é mais fácil ir de taxi e mais barato que estacionar amanhã.

2 – Prepare tudo hoje para amanhã não esquecer nada, durma mais cedo o SONO É FUNDAMENTAL para uma boa prova, com atenção e controle emocional mais facilitado.

3 – Se você treinou ou não, essa não é a hora para se preocupar com isso, agora é ir lá e fazer o que for possível, ficar ansioso e pensando que não treinou o suficiente poderá te derrubar, pense e visualize uma prova tranquila, uma prova dentro do que você sabe que pode e consegue fazer, isso te dará mais confiança para concluir essa etapa!

Se você não TREINOU na segunda comece imediatamente , pare de dar desculpas e separe um tempo para a preparação da próxima etapa.

4 – A água tem estado fria essa semana, então se você tiver traje de neoprene(wetsuite) ou algum traje térmico, leve pode ser que precise, antes de nadar você pisa na água e descobre se está boa!

5 – Alimente-se antes da prova, uma das maiores falhas do pessoal é ir dormir tarde, deixar para arrumar as coisas no dia da prova e sair sem comer nada, isso pode te quebrar e pode causar náuseas, claro que você não deve comer uma feijoada, mas suco, torrada ou pães e uma fruta são super aconselháveis.

6 – ESSA DICA É A MAIS IMPORTANTE DE TODAS – Aqueça antes de largar, quando eu digo aquecer, não é pra ficar rodando os braços do lado de fora nem correndo na areia, muito menos pulando, é para entrar e nadar por cerca de 17 A 20 MINUTOS, isso irá te acalmar, irá deixar mais confiante, você conseguirá sentir como está a maré, corrente, ondas, vento temperatura da água entre muitos outros benefícios psicológicos e fisiológicos, então AQUEÇA.

7 – Cuidado ao largar! Muita gente ansiosa, sem noção, e nervosa com a largada não pensa onde deve se posicionar, se coloca lá na frente no meio ou lá atrás , ao entrar no “curral” de largada, se você não tem experiência ou velocidade para estar la na frente, coloque-se à esquerda ou a direita do grupo, assim você não atrapalha ninguém e não corre o risco de ser atropelado e além de tudo ganha um tempo precioso!

8- Uma dica preciosíssima é ao realizar o contorno nas bóias não passar colada nas mesmas, se você fizer isso pode acontecer de ficar engarrafado, pois ali o fluo é intenso, então se dirigindo às bóias, vá passando com uma distância que te permita não precisar parar, onde você consiga realizar uma natação constante, sem que te atrapalhem com um esbarrão, pernada ou braçada, assim você não perde um óculos nem se machuca!

9 – Sendo você um experiente nadador de águas abertas, maratonas aquáticas, travessias, triathlon ou não, bloqueie seus ouvidos, essa hora da largada é normal um monte de abutres ficarem reclamando, dizendo que a água está fria, está perigoso, o mar está mexido, que estão com medo etc etc etc. Se você ficar ouvindo , conversando ou prestando atenção ao que falam você terá um desempenho muito aquém do que deveria, e pode até mesmo quebrar! 🙁

O que fazer? Se concentrar e imaginar a prova perfeita (Minha largada será tranquila, eu aqueci, já estou mais calmo, nadarei com um ritmo mais agradável até a primeira bóia, passarei com uma distância segura para não ser atrapalhado…) Faça esse exercício de visualizar toda a prova passo a passo até a chegada, e isso te guiará até a chegada como você nunca imaginou!

10 – Não esqueça de levar a câmera, pois ao final você vai querer registrar sua conquista e celebrar não é mesmo? Uma excelente prova só depende de vocÊ! Sucesso amanhã
“Se você acha que é possível ou não você está certo” Ford

Estaremos na largada e chegada próximo ao posto 5 em frente ao Hotel Golden Tulip de Copacabana onde foi a entrega de Kits NOS ENCONTRAMOS na chegada boa prova!!
http://www.reierainhadomar.com.br/

Saudações!
Mario Jorge Hilarino – Facebook | Linkedin | Portal Administradores
Coach
Técnico de Triathlon CBTri
Fundador e Treinador da OTREINO Assessoria Esportiva
Treinador Campeão estadual por Equipes de Triathlon no RJ 2013 e Vice Campeão 2014
Treinador Equipe 3ª colocada nas Maratonas Aquáticas da Federação Aquática RJ
Treinador Equipe Top 10 no FTERJ e FARJ desde sua primeira participação Fundador do www.supremocoaching.com.br

INICIE AGORA MESMO CLIQUE QUERO TREINAR COM A EQUIPE

Comente abaixo, compartilhe sua opinião conosco!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *