Rei e Rainha do Mar Dicas de Mario Jorge Hilarino para BLOG PULSO OGLOBO

Tempo de leitura: 2 minutos

1 Flares Filament.io 1 Flares ×

INICIE AGORA MESMO CLIQUE QUERO TREINAR COM A EQUIPE
Rei e Rainha do Mar: o que fazer na semana que antecede a prova?

Falta pouco para o Rei e Rainha do Mar. O que fazer, quanto treinar, o que treinar? Que treino mágico devo fazer para compensar aquele churrasquinho com cerveja, aquela pizza, aquela semana de frio que bateu a maior preguiça?

Esses são alguns dos questionamentos que tiram o sono dos atletas nos dias que antecedem a prova. Ao ministrar os treinamentos de diversas modalidades, como ciclismo, corrida, natação no mar e triathlon, encontro com amigos alunos e atletas, conhecidos ou não, que começam a aumentar volume de treinamento e intensidade para compensar os treinos perdidos.

Se você é atleta profissional e vive disso, treinamentos, viagens, provas, lesões, tombos etc e são sua rotina de trabalho. Para um atleta profissional, levantar para trabalhar é, na verdade, levantar para nadar, pedalar e correr. Então ele precisa fazer uma boa prova, pois está preparado e se dedicou a fazer aquele esporte.

Para um amador, trabalhar é o mesmo que levantar, bater ponto e no tempo que sobra praticar uma
atividade física que lhe traga prazer e saúde. Alguns amadores se destacam por sua genética aliada a equipamentos e treinamento. Mas se não se dedicarem como um profissional, nunca chegarão aos patamares de um atleta profissional.

Meu conselho é o seguinte: relaxe! Se você não fez sua tarefa de casa, não conseguirá fazer uma semana antes da prova.

Faltando uma semana o que pode e deve ser feito?

1 – Acalme-se. Desespero não ajuda em nada;

2 – Use essa semana para fazer um treino especifico no local da prova. Assim você passa a conhecer o percurso, a temperatura e pode visualizar a prova, imaginando seu desempenho. Isso cria uma boa imagem mental, que na hora da prova te faz nadar mais rápido e não desistirá;

3 – Aproveite essa semana para treinos mais leves, focados na técnica do nado para travessias. Faça uma massagem, aproveite para ajustar sua estratégia com seu técnico/treinador/professor (se não tem um, meu conselho é que tenha e que participe de uma equipe. Isso faz toda a diferença em treinamentos e provas)

4 – Use essa semana para se hidratar e se alimentar adequadamente. Ingestão de isotônicos e carboidratos são muito importantes para provas longas, mas não mude seu suplemento nem teste nada novo. Não é hora (se não tem uma nutricionista que o acompanhe, aconselho que busque uma).

Boa prova e até a linha de chegada. Nos encontramos Rei e Rainha do Mar.
Original em: http://oglobo.globo.com/blogs/pulso/posts/2011/08/22/rei-rainha-do-mar-dicas-de-mario-jorge-hilarino-400401.asp

Prof. Mario Jorge Hilarino – Cref 18277-G/RJ
Coach Técnico de Triathlon CBTri
Fundador e Treinador da OTREINO Assessoria Esportiva
Campeão estadual por Equipes de Triathlon no RJ Equipe
3ª colocada nas Maratonas Aquáticas da Federação Aquática do Rio de Janeiro Fundador do www.supremocoaching.com.br

INICIE AGORA MESMO CLIQUE QUERO TREINAR COM A EQUIPE

Comente abaixo, compartilhe sua opinião conosco!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *