ūüĒī Seu corpo d√° 13 motivos para voc√™ come√ßar a correr

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O esporte melhora a concentração, ajuda a emagrecer e até aumenta a libido

Correr sempre foi seu sonho, mas a falta de tempo, o f√īlego curto e a pregui√ßa acabam adiando at√© a passadinha no shopping para a compra de um t√™nis novo? “Voc√™ nem imagina o que est√° perdendo”, afirma a personal trainer Val√©ria Alvim. Esse esporte √© uma atividade f√≠sica completa, que faz bem ao corpo todo.

Por isso, confira abaixo a lista de benef√≠cios que o exerc√≠cio proporciona para a sua sa√ļde. A personal destaca que a muscula√ß√£o e os alongamentos s√£o essenciais para dar um bom suporte ao corpo, al√©m de ajudar a melhorar a performance na corrida. E, antes de come√ßar, n√£o deixe de ir ao m√©dico e fazer uma avalia√ß√£o f√≠sica. Isso vai prevenir les√Ķes e outros problemas de sa√ļde que podem prejudicar a sua motiva√ß√£o.

1. Cora√ß√£o: a corrida exige que o cora√ß√£o aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do m√ļsculo se fortalecem e a cavidade aumenta. H√° uma hipertrofia exc√™ntrica do mioc√°rdio (altera√ß√£o na parede e na cavidade do ventr√≠culo esquerdo) melhorando a eje√ß√£o sangu√≠nea. Desta forma o cora√ß√£o bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circula√ß√£o sangu√≠nea pelo corpo, cresce a entrada de oxig√™nio nos tecidos.

2. Pulm√Ķes: correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respira√ß√£o. H√° tamb√©m um aumento da quantidade de oxig√™nio absorvido do ar atmosf√©rico.

3. Ossos: estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose.

4. Pressão arterial: correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue. Há trabalhos específicos para alunos hipertensos, como trabalhar a velocidade em terrenos planos. Uma maneira de diminuir a sua pressão é trabalhando a velocidade em terrenos plano.

5. C√©rebro: aumenta os n√≠veis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa subst√Ęncia est√° associada ao surgimento de problemas como a depress√£o.

6. Peso: quanto maior a intensidade do exercício maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a gastar muitas calorias, favorecendo a perda ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias.

7. Colesterol: diminui os n√≠veis de LDL (colesterol “ruim”). Corredores de longas dist√Ęncias t√™m o n√≠vel mais alto de HDL (colesterol bom ), encarregado de transportar os √°cidos graxos no sangue e de evitar o seu dep√≥sito nas art√©rias.

8. Estresse: com a corrida, h√° libera√ß√£o do horm√īnio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.

9. Sono: fazer atividade f√≠sica, melhora a qualidade de sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Ap√≥s o exerc√≠cio, o corpo libera endorfina, subst√Ęncia que provoca a sensa√ß√£o de bem-estar e ajuda a relaxar.

10. M√ļsculos: a corrida ajuda a melhorar a resist√™ncia muscular e tamb√©m queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.

11. Rins: com o aumento da circula√ß√£o, h√° tamb√©m uma melhora da fun√ß√£o dos rins, que filtram o sangue e reduzem o n√ļmero de subst√Ęncias t√≥xicas que circulam pelo corpo.

12. Articula√ß√Ķes: correr torna a cartilagem das articula√ß√Ķes mais espessa, o que protege melhor essas regi√Ķes t√£o fr√°geis do nosso corpo.

13. Aumenta a libido: ap√≥s 30 minutos de corrida, h√° um aumento da testosterona que permanece assim, por mais uma hora aproximadamente. No caso das mulheres, tamb√©m h√° um aumento dos horm√īnios relacionados ao desejo, al√©m de aumentar a auto-confian√ßa.

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