No CICLISMO o que é mais importante? CADÊNCIA de PEDALADA ou VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO?

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É muito interessante a disputa entre amigos no ciclismo em treinos e nas provas com uma única preocupação, a velocidade, independente de como estava o tempo se tinha vento contra ou a favor, pouco se fala e se conhece de watts ou cadência que são na verdade as valências mais importantes, a CADÊNCIA de PEDALADA é mais importante que a  VELOCIDADE de DESLOCAMENTO, se você as conhece e as treina bem, a velocidade flui, você desenvolve sozinho ou em pelotão, com  vento a favor ou contra numa subida, descida ou plano.

Parece estranho isso não? Não conhece esses termos? Vamos por partes assim fica mais tranquilo de entendermos raciocinarmos ok?

Como exemplo vou utilizar uma speed com rodas 700 x 20 e relação 53 – 39 dentes na frente(coroa ou pratão) e atrás 11 – 25 dentes (pião, cassete, catraca)

Imagine que você quer treinar ou competir pedalando numa velocidade de 40km/h existem algumas opções, você pode usar uma relação de marchas mais longa ou mais curta.

Na relação de marchas coroa 39 dentes x pião 11 dentes você precisa manter uma cadência ou RPM de pedaladas de 91 porém se você resolver pedalar mais “pesado” com a relação mais longa da sua bike coroa 53 dentes x pião 11 dentes,  isso mudaria a cadência de 91 rpm para 68 rpm.

Qual é mais eficiente? Sem dúvidas a cadencia maior 91 rpm
Imagine você em um treino ou prova e precisa subir, qual cadencia conseguirá manter mais tempo a alta ou a baixa?

Imagine se você treinar bastante  a cadência alta e quiser utilizá-la para buscar um pelotão ou um atleta escapado, agora imagine fazer isso com uma cadencia baixa?

Imagine participar de provas onde existem muitas retomadas a cada 3km e você precisa parar,  fazer a volta e entrar no pelotão ou retoma a velocidade, imagine fazer isso com uma cadencia maior e com uma cadência menor.

Imagine precisar correr 42km ou 21km depois de pedalar 180km ou 90km o que seria uma cadência baixa fazendo força ou uma cadência alta usando eficiência motora?

Quer mais?

Um ciclista pedalando com uma cadência de 60 rpm aplicando cerca de 60kgF nos pedais gera 300 watts, se o mesmo ciclista alterar sua cadência para 90 rpm continuará gerando os 300 watts porém a força necessária será de apenas 35 KgF nos pedais, no segundo exemplo está usando menos força para gerar a mesma potência sendo mais eficiente. leia mais sobre watts e potência no ciclismo clicando aqui
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